sexta-feira, 21 de novembro de 2008

(NÃO) PERCEBER ALGUMAS COISAS

1 - A Ministra da Educação apareceu ontem feito anjo. Cheguei a ver uma leve expressão de auréola a pairar sobre a sua soturna cabeça ministerial.
Ao lado dela, de trombeta em riste, uma espécie de sósia do Primeiro Ministro. As cópias nunca são melhores que um já de si mau original. Ou fugimos ou esperamos cautelosos para ver e ouvir.
Os dois como a (má) imagem de um governo.
A Ministra, por mais concessões que faça (estas são mera esmola que não ocultam a míngua latente), nunca terá a confiança ou sequer aceitação de uma classe praticamente inteira, se exceptuarmos os colegas de cartão mais ferrenhos. Ninguém come sopa cuspida pela cozinheira.
Portanto, a coisa não comoveu pelas medidas, apenas mostrou o arrasto de uma figura que jamais sairá digna do filme que ela própria produziu e realizou.

2 - Cavaco, perante este tumulto na educação, parece um jarrão de canto de sala. Está lá, não se sabe se decora ou estorva e algumas vezes hesitamos entre mudá-lo para o sótão ou limpar-lhe o pó para lhe garantir mais uns tempos de dignidade e de silêncio petrificado.

3 - Sócrates esconde-se atrás dos "Magalhães" como gato escondido com rabo de fora. Todos sabem que lá está, mas ninguém lhe faz carícias. Às vezes é um pé que se solta...

4 - Perante isto só me sai, como dizia o filme: Boa Noite e Boa Sorte!

Sem comentários: