terça-feira, 9 de dezembro de 2008

COIMBRA

Foto: A. Luís

Nasci cá.
Vivo, actualmente, cá!
Recentemente, vindo por autoestrada, deparei-me (como em tantas outras vezes) com o painel que a desembrulha e anuncia como: "Capital do conhecimento".
Acho que, para merecer de facto este epíteto, Coimbra deveria começar por conhecer-se bem a si mesma, coisa que, de há décadas não acontece.
O percurso da cidade, pós-revolução e depois de ter perdido a "protecção" do regime ditatorial tem sido errático, sendo que o único fio condutor que tem mantido é o da perda sistemática e paulatina de importância, seja económica (basta passar pela sua zona Norte - Pedrulha e arredores e ver os cadáveres industriais que a deveriam fazer corar de vergonha); seja social (a sua universidade está mais ou menos banalizada por outras muito mais recentes...) ; seja no plano político em que salvo os "jarrões" que decoram ainda o sistema, nada de novo tem conseguido dar à luz...
Posto isto, a cidade cá está, ensimesmada, às vezes desesperada e em bicos dos pés, mas incerta entre o que foi, o que é e o que não sabe que quer ser...
..."Cidade-capital do (des)conhecimento", arriscaria

1 comentário:

Madeiral disse...

É uma verdade e uma constatação. Mas...vela crescer e continuar a desenvolver o seu conecimento é motivo de orgulho e satisfação.
Acredito que essa faceta ainda continuará a ser "nossa". Coimbra vive e sobrevive da sua universidade e dos serviços, nada mais, por isso, o conhecimento é nosso, se mais não for, é com certeza na área da saúde.